Perguntas Frequentes Cooperados Atendimento de Telessaúde

Preciso da carteirinha do beneficiário para realizar este atendimento?

Sim. Por se tratar de um atendimento virtual, é necessário informar os 17 dígitos do cartão Unimed para dar continuidade ao atendimento.

Os atendimentos por telessaúde terão coparticipação?

Sim, de acordo com o seu contrato. O valor da coparticipação é sobre o percentual de seu contrato. O valor base para calcular a coparticipação é de R$ 78,40 (valor que é pago ao médico pelo atendimento).

Onde eu posso realizar uma manifestação sobre o atendimento médico?

Os canais para registrar sua manifestação são:
- 0800 647 0026
- Aplicativo Unimed Cliente
- Site da Unimed: www.unimedblumenau.coop.br

Como faço para agendar meu atendimento?

Acesse o site www.telessaudeblumenau.com.br e veja a lista de médicos que estão atendendo por telessaúde. Selecione o profissional desejado e verifique as opções par agendamento neste contato. Alguns agendamentos podem ser feitos através do link indicado ou então, por telefone.

Posso ligar ou pedir autorizações de telessaúde pelo Whatsapp da Unimed Blumenau?

Não. As autorizações serão realizadas diretamente pelo médico e/ou sua secretária.

Onde posso verificar se meu médico está atendendo por telessaúde?

No site www.telessaudeblumenau.com.br está a lista de todos os médicos que realizam atendimento por telessaúde.

Existe alguma idade mínima para participar de um atendimento por telessaúde?

A telessaúde pode ser realizada por qualquer beneficiário, porém, beneficiários menores de 18 anos precisam estar acompanhados dos responsáveis legais durante a consulta, como acontece na consulta presencial.

Posso realizar uma conversa com o médico, eu e outra pessoa da família, na mesma consulta por telessaúde?

Não. Cada consulta deve ser tratada individualmente. Caso sejam necessárias duas consultas na mesma família, devem existir dois agendamentos com as devidas autorizações. A exceção é para consultas com crianças, onde o responsável pelo menor sempre participa do atendimento.

Preciso ter um computador ou o atendimento pode ser realizado pelo celular?

Cada médico terá um meio de realizar este atendimento com a sua plataforma de telemedicina. Atualmente quase todos os softwares permitem realizar o atendimento pelo smartphone.

O médico pode pedir para eu comparecer em uma consulta presencial, para dar continuidade ao atendimento, alegando que não pôde resolver por telessaúde?

Sim. O atendimento por telessaúde não substitui a consulta presencial. Existem situações em que é necessário realizar exame físico (tocar, ver ao vivo) ou examinar com o uso de equipamentos, e isso só é possível presencialmente.
Porém, não se preocupe, neste caso você só terá cobrança de coparticipação pela consulta presencial. O atendimento por telessaúde não será cobrado nesta situação.

Como faço para receber a prescrição do médico ou o atestado médico?

Se o médico tiver um sistema com prescrição e assinatura digital, será possível receber a sua prescrição por e-mail. O mesmo vale para os atestados.